Efeitos colaterais: distúrbios mentais

preparações de testosterona e esteróides anabólicos também afectar o sistema nervoso central. Áreas do cérebro, para os quais têm um impacto, está intimamente ligada com os centros que regulam o humor, libido e agressão.

Contra o pano de fundo o uso de esteróides em 20-30% das pessoas que usaram doses excessivas de testosterona e esteróides anabolizantes, marcada transtornos do humor explícitas que possam atender os critérios para a classificação dos transtornos mentais, que incluem depressão, agitação, reacções psicóticas com alucinações e declínio cognitivo.

Aproximadamente 30% das pessoas sobre o fundo de doses excessivas de testosterona e esteróides anabólicos são marcados agressividade, hostilidade e irritabilidade. Alguns relatos de casos têm demonstrado que os hormônios podem enfraquecer o controle de impulso. Na literatura médica, entre outras coisas, descreve os casos em que as pessoas com estado psicológico normal, se torna agressivo após o início do hormônio.

De acordo com um estudo realizado na população finlandês, o risco de morte prematura, em pessoas que abusam de esteróides anabolizantes e testosterona, 4,6 vezes maior do que no grupo de controlo.